Os votos do casamento...

sábado, 9 de maio de 2009


Um momento muito emocionante durante a cerimônia de casamento (seja qual religião for) é o momento do juramento dos noivos. Um fica de frente para o outro... mãos dadas... trocas de olhares... coração batendo acelerado... lágrimas que descem pelo rosto... Momento intenso de muita emoção e amor!

Nos casamentos católicos, os noivos fazem o juramento tradicional:

" Eu, x, te recebo y, como meu marido e te prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe"

É bonito, sem dúvida! Mas esse final "até que a morte nos separe" é meio cruel, vocês não acham? Eu sempre achei! O Frei que celebrou o meu casamento, criou um juramente lindo! Tão lindo que eu chorei sem parar enquanto o Marcos olhava dentro dos meus olhos e repetia o que o frei dizia. Vejam se tem como segurar as lágrimas:

Marcos disse: "Emanuelle, eu quero pertencer a você, quero ser seu companheiro, seu amigo, seu amante, na dor e na alegria, na aflição e no ânimo, nas derrotas e nas vitórias, nas trevas e na luz. Para isto, estou disposto a colocar minha experiência de vida ao seu alcance. Quero dar-lhe coragem quando você desanimar, dar-lhe esperança quando você estiver descrente, quero ser sua força e escudo como me compete como homem e mostrar-lhe o caminho sempre que a estrada da vida lhe causar embaraço. Emanuelle, quero fazer você feliz, muito feliz, todos os dias da minha vida. Conto, para isto, com a luz e a força de Deus."

Emanuelle disse: "Marcos, eu quero ser sempre sua. Quero viver com você na dor e na alegria, nos momentos fáceis e dificeis. Quero entendê-lo cada dia melhor, quero amá-lo cada dia mais, quero dar-lhe ânimo, carinho e força no caminho. Quero ser a mãe de seus filhos. A amiga de todas as horas, a companheira de jornada, a esposa fiel. Não quero que seu amor pare em mim, mas que eu seja apoio para seu amor a Deus e aos outros. Marcos, quero fazer você feliz, muito feliz, todos os dias da minha vida. Por isto, confirmo meu amor por você, diante de Deus e dos amigos."

Quando o casamento acontece em uma casa de festas os noivos optam por um juiz de paz ou pastor. Fica emocionante da mesma forma! Conheço um pastor que faz o juramento usando letras de músicas e até mesmo poemas. Fica lindo!

E tem casal que curte escrever os próprios votos. Mas antes de optar por escrever, é importante conversar com o celebrante para saber se ele não se importa ;)

Seja qual for a sua religião ou se você não tiver religião, o importante é que esse momento seja emocionante e perfeito!

Como será o juramento no seu casamento?

Um beijo,
Manú