O bolo de casamento

sábado, 6 de junho de 2009


Hum... esse post é pra falar de bolo de casamento: Ô coisa boa!!! Eu ADORO bolo de casamento! Os que vemos hoje são tão lindos e elaborados, né? Eu fico apaixonada pelos bolos das minha noivinhas...

Escolher o bolo aqui no Rio de Janeiro é uma tarefa muito difícil nos dias de hoje (rs). Difícil porque temos excelentes boleiras e cada prova é melhor que a outra. Mas como escolher o bolo com tantos modelos, cores, recheios, etc? Você deve escolher o bolo que mais tenha a ver com o seu estilo e personalidade. Você é uma noiva tradicional? Então escolha um bolo clássico, branco, redondo. É uma noiva moderna? Pode ousar e escolher um bolo de cup cakes, por exemplo.

Algumas dicas (do meu livro - Casar é MUITO Fácil), tradições e curiosidades:

  • Dica 199 - O bolo deve ser calculado de acordo com a quantidade de convidados. Para não errar, encomende meia fatia por pessoa. Isto, é, para uma festa de 300 pessoas, o tamanho do bolo será de 150 fatias ;)
  • Dica 200 - Se você quiser deixar o seu bolo impecável do início ao fim da festa, opte por um bolo fake. É mais comum do que se imagina. Desta forma, o bolo verdadeiro fica na cozinha e de lá já sai cortado para ser servido.
  • Dica 201- A escolha do recheio do bolo deve respeitar o gosto da maioria e não somente dos noivos. Os recheios mais desejados são doce de leite, chocolate trufado e nozes.
  • Dica 202 - O bolo de formato redondo é o queridinho das noivas. Por que será? Uma boleira, certa vez, nos disse que, por não formar quinas, quando olhamos para ele, temos a sensação de infinito. Independente de para que lado que você olhe, parece que ele está sempre de frente. E não é que faz sentido!
  • A hora do bolo ser cortado é determinada pelo casal. Não existe uma regra. Eu sou da opinião que o bolo não pode ser cortado tarde, quase no finalzinho da festa. As vovozinhas (que amam comer bolo) vão embora cedo. Tadinhas das vovós! :)
  • As noivas curtem a tradição americana de pedir que o primeiro andar do bolo seja verdadeiro para que seja congelado e possa comer quando completar 1 ano de casada. Confesso que acho meio estranho(rs), mas todo mundo fala que o bolo fica perfeito e saboroso mesmo depois de descongelado.
  • Existem diversas opções de topos de bolo: bonequinhos, monogramas, flores, etc. Mas isso é assunto pro próximo post ;)
  • Em Roma o bolo era feito com água, trigo e sal. Os noivos comiam durante a cerimônia, comungando simbolicamente a nova vida entre o casal.
Fiz algumas pesquisas de bolos na santa internet. Espero que vocês gostem e que ajude na escolha do bolo de vocês:

Flores


Poás


Listras


Laços


De Chocolate


Arabescos


De Cup Cakes


Modernos


Quadrados



Qual vocês mais gostaram?

Acabei de criar mais um enquete ;)

Um beijo e bom final de semana,
Manú