Casamento Civil - Documentos necessários e dicas

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Hoje fui ao cartório com o meu cunhado e minha cunhada. Eu e meu marido seremos testemunhas do casamento deles. Enquanto aguardava na fila, fiquei pensando que esse assunto renderia um post interessante aqui no blog, pois muitas, muitassssssss noivas ficam confusas e cheias de dúvidas com o casamento civil.

É importante dizer que cada cartório tem um procedimento. Você deve dar entrada na documentação no cartório mais próximo de sua residência e lá se informar sobre tudo que vai precisar. No meu livro, em "Santas Listas" tem bastante informação. Vou copiar e acrescentar algumas coisinhas ;)

Documentos necessários:

- Certidão de nascimento atualizada (6 meses).

- Comprovante de residência recente.

- Indentidade e CPF dos noivos e das testemunhas (vale a carteira de motorista).

Observações importantes:

1- Toda documentação deve ser apresentada com cópia autenticada.

2- No ato da apresentação dos documentos será emitido o memorial para o casamento, onde constará as assinaturas dos noivos e das testemunhas, que deverão ser reconhecidas.

3- As firmas podem ser abertas e reconhecidas no próprio cartório. Basta o comparecimento de todos com identidade, cpf ou carteira de motorista.

4- O prazo para o processo de habilitação ser homologado é de 50 dias corridos. Depois de habilitados, os noivos poderão casar no prazo de 90 dias.

Existe uma opção pra quem não tem paciência pra fazer tudo isso sozinha: contratar um despachante. O custo nem é tão alto assim e poupa muito tempo. Eu conheço dois despachantes excelentes! Quem quiser o contato eu passo, sem problema algum ;)

E pra terminar a maior dica de todas: Se informe no cartório antes de levar toda documentação. Assim, no dia certo, você já leva toda documentação certinha, assinada e autenticada.

Boa sorte!

Um beijo,
Manú