Mesas numeradas nos casamentos...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


Nos Estados Unidos é tradição. O convidado chega na festa, encontra um cartãozinho (como o da foto) com o nome e o local que deve se sentar. Excelente, educado e prático, né?

No Brasil é completamente diferente... O convidado chega na festa, informa o nome para descobrir o número da mesa que ele deve se sentar. Daí em diante, outra recepcionista o acompanha até a mesa.

Já fiz alguns casamentos com mesas numeradas. Graças a Deus todos deram certo e as noivinhas ficaram satisfeitas. A maior vantagem é o fato de todos grupinhos sentarem próximos. Os amigos do pai da noiva pra um lado, os do pai do noivo pro outro e a galera jovem perto da pista. As desvantagens? Convidados que reclamam da mesa no fundo do salão, longe do buffet, do ar condicionado e blá, blá, blá. Se eles soubessem o trabalho que a noiva tem pra montar um mapa da festa...

Sinceramente, acho que essa ideia não funciona tão bem nas festas brasileiras:

1º - Os convidados não estão acostumados. Não é uma tradição por aqui.
2º - Muitos não ficam satisfeitos com a mesa.
3º - Se o convidado não for à festa a mesa reservada pra ele fica vazia.

Algumas dicas:

  • Não deixe para fazer o mapa das mesas na última hora. Você pode ficar bastante estressada. Vá fazendo com calma. Comece com os seus familiares que você sabe que não vão faltar de jeito nenhum.
  • Atualize todos os dias as confirmações do rsvp. Assim você não corre tantos riscos de ter mesas vazias por falta de convidado.
  • Não economize no número de recepcionistas. Quanto maior for o número, mais perfeito será o resultado e menor será a fila na entrada da festa.
  • Não fique frustrada ao ver uma mesa de 10 lugares com 15 ou mais pessoas. Tem convidado que arrasta cadeira pela festa e não tá nem ai.
  • O número de cadeiras deve ser proporcional ao número de mesas. Ter cadeiras sobrando é um incentivo para que o convidado queria se juntar a uma outra mesa.
  • A lista deve ser feita com bastante atenção.
  • Com calma e paciência tudo vai dar certo :)
Boa sorte :)

Manú

Qual a opinião de vocês sobre esse assunto?