Casamentos - Atraso da noiva X multa

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Hoje saiu no G1 uma reportagem sobre padres que estão querendo cobrar multa em caso de atraso da noiva. Qual a opinião de vocês sobre esse assunto?

Eu acho que todo caso deve ser avaliado. Existem noivas que não estão nem ai para o horário da cerimônia. E elas devem ser sim responsabilizadas. Mas também tem o outro lado, né? Noivas que não são culpadas pelo atraso por conta de padrinhos atrasados, acontecimentos no trânsito etc.

Recentemente fiz um casamento em que o padre atrasou a beça! O motivo? O casamento da primeira noiva estava previsto para 18:00, mas ela só chegou às 20:00!!! Conclusão: o casamento que eu estava organizando começou com quase 3 horas de atraso. Não sei quais foram os motivos do atraso da primeira noiva, mas que foi muito chato, foi!

Na minha opinião, a multa deve ser paga quando a noiva atrasar de propósito, por achar chique - cá pra nós: não é nada chique atrasar e deixar todo mundo esperando!

Na maioria das vezes a noiva não é culpada pelo atraso:

1- Os convidados nunca chegam na hora! De que adianta a noiva chegar cedo e a igreja estar mega vazia?

2- Sempre tem um ou dois padrinhos atrasados, sempre!

3- Nossa cidade tem um trânsito louco!!! Fora as festas, shows etc que são comunicadas em cima da hora.

4- Muitos padres costumam fazer mais de um casamento. Como ele saberá se a primeira noiva estará na igreja no horário combinado?

5- A maioria das igrejas do Rio celebram dois ou mais casamentos por final de semana. Se a primeira noiva atrasa, todos os casamentos ficam atrasados

Algumas dicas para não ter que passar por isso:

  • Ofereça um táxi para buscar o padre caso ele seja de outra paróquia ou se puder, envie uma pessoa de carro para buscá-lo.
  • Só convide suas madrinhas para ficar com você no dia do casamento se o seu maquiador puder levar várias equipes no dia.
  • Faça prova do cabelo e da maquiagem 15 dias antes do casamento. Não dá pra arriscar no dia do casamento e ter que começar tudo de novo. Lembre-se que o tempo voa!
  • Na semana do casamento é importante acertar os horários de chegada do maquiador, fotógrafo e cinegrafista. A noiva deve respeitar o horário e não se atrasar. E claro que a mesma orientação serve para os profissionais que estarão com a noiva no dia.
  • Se certifique na semana do seu casamento se não vai ocorrer em sua cidade algum show ou festa.
  • Noivas que se casam em janeiro, fevereiro ou março devem ficar de olho no calendário de blocos de carnaval que saem nas ruas do Rio de Janeiro. São muitos!
  • No dia do casamento coloque tudo que você vai usar em cima da cama: brincos, buquê, terço, alianças!!! Assim você não se esquece de nada. 
  • A noiva deve sair do hotel o mais cedo que puder! É melhor ficar dando voltas no quarteirão, do que pegar um trânsito no caminho para a igreja e se atrasar.
  • Marcar com todos que vão fazer parte do cortejo: noivo, padrinhos, pais, damas, pajens, avós etc para que cheguem meia hora antes do horário do convite.
  • Faça uma lista de substituição de madrinhas e padrinhos e deixe com o seu cerimonialista. 
  • O cortejo deve ser montado antes da chegada da noiva. Assim, quando ela chegar estão todos prontos para o início da cerimônia.
  • Se algum imprevisto acontecer a noiva não deve ficar nervosa. O cerimonialista vai contornar a situação e comunicar ao padre.
Como disse acima, todo caso deve ser avaliado. A noiva deve pagar multa quando se atrasar de propósito, prejudicando outros casamentos. Mas e o padre? Muitos se atrasam! Será que eles topariam pagar uma multa para a noiva em caso de atraso? 

O ideal é conversar antes e deixar tudo acertado. Assim, com certeza, vai dar tudo certo!

Boa sorte noivinhas!

Beijos,
Manú